QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

tipos de investimento

Quais são os tipos de investimentos?

Conhecer várias formas de aplicar seu dinheiro pode ajudá-lo a criar um futuro financeiro mais abundante. Descubra os principais tipos de investimento!

Aprender informações sobre investimentos é como aprender um novo idioma. É fácil se perder ou se sentir sobrecarregado.

Não é de admirar que muitos investidores iniciantes sintam que estão em águas desconhecidas. A boa notícia é que, depois de compreender como as coisas funcionam, você entenderá melhor como seu dinheiro pode e vai  impactar o seu futuro.

Para auxiliá-lo nessa jornada, preparamos alguns dos tipos de investimentos mais comuns que você encontrará na sua jornada como investidor. Confira:

Ações

Ações são uma das formas de investimento mais conhecidas pelas pessoas. De maneira simplificada, elas representam um “pequeno pedaço” de uma empresa específica.

Quando você possui uma parte da Apple, por exemplo, é correto dizer que você é proprietário dessa empresa (mesmo que uma porcentagem baixa).

Os preços das ações flutuam com o desempenho da organização escolhida e também com a economia em geral.

Você pode comprar e vender uma ação – em qualquer quantidade que desejar – sem a necessidade de mantê-la por um período específico.

O preço de mercado de uma ação é determinado pela oferta e demanda na bolsa de valores.

É sempre válido destacar que esses investimentos têm qualidade diferente, dependendo da estabilidade financeira da empresa subjacente. Algumas ações pagam regularmente um retorno dos lucros da empresa na forma de dividendos e outras não. Os investidores podem obter ganhos de capital se as ações valorizarem acima do valor pago por elas.

Títulos

Ao comprar um título, você está emprestando dinheiro à empresa ou instituição que o emitiu. Você recebe então a promessa de que vai receber esse valor de volta no futuro. Até que isso aconteça, o mutuário pagará juros regularmente.

A maioria dos títulos deve ser mantido por um período, pois possuem um determinado prazo para seu resgate. No entanto, você pode revendê-los no mercado secundário através do seu corretor. Mais uma vez, seu corretor cobrará uma comissão pela transação.

Comprar um título emitido por uma empresa significa que você está emprestando dinheiro a essa empresa, que usará o seu patrimônio para expandir os negócios.

Outro exemplo de título é o investimento em certificados de depósito bancários (CDBs). Você concede ao banco uma certa quantia por um tempo predeterminado. Quando esse período termina, você recupera seu aporte, mais uma quantia predeterminada de juros. Quanto maior o período do empréstimo, maior sua taxa de juros.

Fundos de Investimento

formas de investimentos

Uma das maneiras mais populares de possuir ações e títulos é através de fundos de investimento.

Eles oferecem muitos benefícios aos investidores, principalmente para iniciantes que estão apenas dominando o básico sobre o mundo financeiro. Eles são fáceis de entender e permitem diversificar seus investimentos em mais empresas.

No entanto, os fundos de investimento também têm algumas desvantagens sérias: cobram taxas, que podem prejudicar seus lucros e, com alguns fundos, podem aumentar sua tributação fiscal, mesmo em um ano em que você não vendeu ações.

Fundos são investimentos que muitas vezes terão um foco principal. Como exemplo, você pode ver um fundo seguir um determinado índice, investir principalmente em uma região específica do mundo ou concentrar suas participações em uma área única da economia.

Imóveis

O mundo está cheio de pessoas convencidas de que o setor imobiliário é o único investimento que faz sentido. Quer você siga essa filosofia ou não, os imóveis certamente são ótimas opções para diversificar seu portfólio e aumentar seus rendimentos.

Os investimentos imobiliários incluem:

  • Propriedade residencial como casas e apartamentos
  • Propriedade comercial, como escritórios individuais ou blocos de escritórios
  • Instalações de varejo como lojas
  • Quartos ou hotéis
  • Propriedade industrial como armazéns

Da mesma forma que as ações, o valor de uma propriedade pode aumentar e você poderá ganhar dinheiro a médio e longo prazo vendendo uma casa ou apartamento por mais do que pagou.

Mas essa não é a única opção disponível.

Você também pode participar de FIIs (Fundo de Investimento Imobiliário). Os FIIs têm uma estrutura semelhante a um fundo de investimento, em que um gerente profissional lida com os ativos individuais mantidos no portfólio. No entanto, neste caso, todos os investimentos são apenas imobiliários.

Você verá FIIs que se concentram nas propriedades de terrenos, shoppings, prédios de apartamentos, instalações comunitárias importantes e muitas outras opções.

Dessa forma, você recebe seus rendimentos sem a necessidade de administrar seus imóveis e inquilinos.

Criptomoedas

As criptomoedas são uma opção de investimento relativamente nova. Bitcoin é a criptomoeda mais famosa, mas existem inúmeras outras.

Criptomoedas são moedas digitais que não têm apoio do governo. Você pode comprá-las e vendê-las como desejar. Alguns varejistas até permitem que você faça compras por meio desse recurso.

O maior problema é que além da ausência de apoio do governo, as criptomoedas geralmente têm flutuações violentas, tornando-as um investimento muito arriscado.

Outros tipos de investimento disponíveis

Além desses investimentos apresentados acima, a lista dos principais tipos de investimentos também inclui:

  • Poupança
  • LIG (Letra Imobiliária Garantida)
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • LC (Letra de Câmbio)
  • LF (Letra Financeira)
  • Debêntures
  • Debêntures incentivadas (sem Imposto de Renda)
  • COE (Certificado de Operações Estruturadas)
  • ETFs
  • Fundos multimercados

Como escolher o melhor investimento para o seu portfólio

Depois de conhecer os principais tipos de investimentos disponíveis para você, é fundamental entender um pouco sobre como tomar uma boa decisão.

Os principais pontos que você precisa analisar para escolher os melhores investimentos são:

  • Risco da aplicação;
  • Rentabilidade;
  • Prazo do investimento;
  • Custos e taxas;
  • Impostos.

Não basta escolher qualquer tipo aleatoriamente. É fundamental que você como investidor alinhe suas decisões conforme os seus conhecimentos sobre os ativos e nos objetivos que possui para o seu futuro.

Por fim, fique atento para as opções que NÃO são investimentos. Coisas como um carro novo, sua TV, seu sofá ou cama. Bens que perdem valor ao longo do tempo de sua posse não são considerados investimentos.

É importante que você saiba disso, para que não desperdice seu patrimônio e prejudique o seu futuro financeiro. Foque nas aplicações que podem fazer o seu dinheiro se multiplicar com o passar do tempo.

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL