QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

5 termos do mercado financeiro que você precisa conhecer

Conheça 5 termos do mercado financeiro que são essenciais para todo investidor de primeira viagem!

Aprender a investir é como aprender a falar uma nova língua. Muitas pessoas acham o investimento e as finanças pessoais confusos devido aos termos difíceis e estranhos.

Não precisa entrar em pânico, não será assim por muito tempo. Você pode aprender os termos do mercado financeiro em qualquer momento.

Aliás, você não precisa nem saber tudo para começar a investir. Na verdade, se você esperar até saber tudo antes de começar, provavelmente nunca vai começar a investir! Mas existem alguns termos básicos que você pode querer ter em seu arsenal de palavras.

Esses termos serão úteis para que você não acabe perdendo algo que deveria saber na hora de buscar seus objetivos financeiros. E nunca é demais saber o básico. Vamos para a lista!

1 – Juros compostos

Os juros compostos são os juros sobre a quantidade de dinheiro que você depositou ou emprestou.

Quando você está investindo ou economizando, os juros compostos são ganhos sobre o valor que você depositou, mais quaisquer juros que tenha acumulado ao longo do tempo.

No entanto, quando você está pedindo um empréstimo, são cobrados juros compostos sobre o valor original que foi emprestado, bem como os encargos de juros que são adicionados ao seu saldo pendente ao longo do tempo.

2 – Patrimônio líquido

Seu patrimônio líquido é simplesmente a diferença entre seus ativos (o que você possui) e passivos (o que você deve).

Você pode calcular o seu somando todo o dinheiro ou investimentos que possui, incluindo o valor de mercado atual da sua casa e carro, bem como os saldos de qualquer conta-corrente, poupança, aposentadoria ou outro investimento.

Em seguida, subtraia todas as suas dívidas, incluindo o saldo de financiamentos, saldos do cartão de crédito e quaisquer outros empréstimos ou obrigações.

O valor líquido resultante ajuda a avaliar sua saúde financeira geral.

3 – Alocação de ativos

A alocação de ativos é onde você escolhe colocar seu dinheiro.

As três principais classes de ativos são ações, títulos e dinheiro (ou equivalentes de caixa). Cada um deles reage de maneira diferente às condições do mercado e da economia, portanto, certifique-se de escolher aqueles que se alinham melhor com seus objetivos pessoais, tolerância ao risco e horizonte de tempo.

Por exemplo, investir em ações pode proporcionar um forte crescimento ao longo do tempo, mas também podem ser bastante voláteis.

Assim, um dos conselhos de investimento mais comuns que existe é diversificar seu portfólio – ou colocar seu dinheiro em várias “cestas” para se certificar de que você está arriscando o mínimo possível e, ao mesmo tempo, alcançando seus objetivos específicos.

4 – Retorno sobre o capital investido

Outro termo que você ouvirá é Return on Invested Capital ou ROIC. Ele representa a porcentagem de retorno que você recebe do dinheiro que investiu em seu negócio.

Uma maneira de calcular isso é subtrair os dividendos do lucro líquido. Em seguida divida esse número pelo capital total.

Por exemplo, digamos que seus filhos financiem uma barraca de limonada por duzentos reais para colocá-la em funcionamento. Esse é o seu “capital de investimento”.

Depois de uma semana, eles ganharam trezentos reais. Subtraia o capital investido e eles terão um lucro de cem reais. Por fim, você divide o lucro, pelo capital total. Isso nos dá um ROIC de cinquenta por cento, o que é um retorno incrível!

O ROIC é uma medida da eficácia com que uma empresa usa o dinheiro investido em suas operações.

5 – Ganhos de capital

Os ganhos de capital são a diferença entre quanto algo vale agora e quanto foi originalmente comprado.

O ganho, entretanto, está apenas no papel até que o ativo ou investimento seja realmente vendido. O outro lado é uma perda de capital, que é a diminuição no valor do ativo ou investimento desde que você o comprou.

Você paga impostos sobre ganhos de capital de curto prazo (um ano ou menos) e ganhos de capital de longo prazo (mais de um ano) quando vende um investimento.

Em contraste, uma perda de capital pode ajudar a reduzir seus impostos.

Outros termos do mercado financeiro

Ativo

Algo que tem potencial para gerar receita. É algo que você possui e que pode produzir algo para você. Ativos incluem ações, títulos, commodities, imóveis e outros investimentos.

Balanço

Uma declaração mostrando o que uma empresa possui, bem como os passivos que a empresa possui e informando o patrimônio líquido em circulação.

Blue chip

Blue chips são empresas que têm um longo histórico de bons lucros, bons balanços e até mesmo dividendos crescentes regularmente. São empresas sólidas que podem não ser empolgantes, mas provavelmente proporcionarão retornos razoáveis ​​com o tempo.

Títulos

Este é um investimento que representa o que uma entidade lhe deve. Basicamente, você empresta dinheiro a um governo ou a uma empresa e promete que o valor será devolvido mais os juros.

Corretor

É a entidade que compra e vende investimentos em seu nome. Normalmente, você paga uma taxa por este serviço. No caso de um corretor online, você geralmente paga uma comissão fixa por transação. Outros corretores, especialmente se eles também gerenciam seus ativos como um todo, apenas cobram uma porcentagem de seus ativos a cada ano.

Dividendo

Em alguns casos, uma empresa se oferece para dividir parte de sua receita entre os acionistas. Os dividendos podem ser pagos uma vez, como um uso especial deles, ou podem ser pagos de forma mais regular, como mensal, trimestral, semestral ou anual.

Comece a estudar sobre o mundo dos investimentos

Conhecer esses termos do mercado financeiro deve ajudá-lo a entender a maioria dos artigos para iniciantes sobre investimentos.

Continue a expandir sua compreensão do mercado de ações e o mundo financeiro. Isso o ajudará durante uma vida inteira de investimentos. Se precisar de apoio durante a sua jornada, você pode contar com a Investindo com Valor.

Somos uma referência no mercado de investimentos e possuímos artigos sobre os mais diversos temas do mercado financeiro, como por exemplo, sobre como investir em ações. Certamente vale a pena conferir!

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL