QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

Small caps: saiba o que são e se valem a pena

Entenda o que são as small caps e como elas podem fazer parte do seu portfólio de investimentos

Os significados de large e small caps são geralmente compreendidos por seus nomes, que indicam o quão valiosos as ações são em termos de capitalização de mercado.

As ações de grande capitalização – também conhecidas como large caps – são ações de empresas maiores. As small caps, por outro lado, são ações de empresas menores.

Rótulos como esses muitas vezes podem ser enganosos porque muitas pessoas partem do pressuposto de que só podem ganhar dinheiro investindo em ações de grande capitalização.

E isso não pode estar mais longe da verdade – especialmente hoje em dia. Se você não perceber o quão grande as small caps se tornaram, você perderá algumas boas oportunidades de investimento. Entenda o motivo!

O que são small caps?

Antes de fazermos qualquer outra coisa, primeiro precisamos definir a palavra “cap” – que é a abreviação de capitalização.

Ela representa a estimativa do mercado do valor total em dólares das ações em circulação de uma empresa.

Uma coisa a se ter em mente é que embora essa seja a concepção comum de capitalização de mercado, também é importante entender como chegar nesse número. Para obter esse valor, você precisa multiplicar o preço de uma ação pelo número de ações em circulação.

A capitalização de mercado mostra o tamanho da empresa, algo do interesse da maioria dos investidores. Isso porque geralmente aponta várias características-chave de uma empresa, incluindo sua avaliação de risco. Embora o valor das ações de small caps possa variar de corretora para corretora, o consenso hoje é que elas têm valores de mercado que variam de US$ 300 milhões a US$ 2 bilhões.

Um equívoco que as pessoas têm sobre esse tipo de ação é que elas são empresas iniciantes ou apenas novas entidades que estão surgindo. Mas isso não pode estar mais longe da verdade.

Muitas empresas de pequena capitalização são como suas contrapartes maiores no sentido de que possuem um histórico sólido, estão bem estabelecidas e têm ótimas finanças. E por serem menores, os preços das ações de pequena capitalização têm maior chance de crescimento. Isso significa que eles têm muito mais potencial para os investidores ganharem dinheiro mais rápido.

Prós e contras

As empresas de pequena capitalização têm maior potencial de crescimento. É mais fácil para elas crescerem porque têm uma base operacional e financeira menor. Por outro lado, seu pequeno tamanho também os torna investimentos mais arriscados. Elas não têm um fluxo financeiro para suportar crises ou má gestão.

As empresas de pequena capitalização se saem especialmente bem no início de uma recuperação econômica. Isso porque as taxas de juros ainda estão baixas. Isso lhes dá acesso fácil a fundos para investir em seu crescimento.

Em contrapartida, também são as ações mais arriscadas durante uma recessão econômica. As empresas menores têm maior probabilidade de falir em uma recessão. Como resultado, você deve diminuir sua alocação em small caps quando o ciclo de negócios entrar na fase de contração.

As pequenas empresas não são tão bem cobertas pela mídia financeira quanto as empresas maiores. Isso oferece uma vantagem e uma desvantagem. A vantagem é que há mais empresas cujas ações estão subvalorizadas. Uma pesquisa cuidadosa pode revelar quais empresas foram negligenciadas por outros investidores.

A desvantagem é que leva muito tempo para pesquisar empresas de pequeno porte. A informação não está amplamente disponível, por isso leva mais tempo para descobrir. Você ainda pode obter informações no relatório anual e na internet. Você também terá mais dificuldade em encontrar notícias secundárias.

É por isso que muitos investidores optam por um fundo mútuo de small caps. Eles são administrados por especialistas que estão familiarizados com as qualidades que tornam o sucesso de uma empresa de pequena capitalização. Geralmente é muito mais seguro investir dessa forma do que sozinho.

Small caps ou Large Caps?

Existem diferenças ainda maiores entre ações de pequena e grande capitalização. As pequenas empresas não são apenas uma fração do tamanho das grandes empresas (que têm um valor de mercado superior a US $ 10 bilhões), mas os negócios e as perspectivas de investimento também são bastante diferentes:

  • Estágio no ciclo de vida do negócio. As empresas de grande capitalização estão bem estabelecidas em seu setor, com um negócio amplo e diversificado que inclui uma variedade de produtos e serviços. Essas empresas podem até se envolver em diferentes setores;
  • Crescimento. Quando as empresas se tornarem grandes empresas, os maiores ganhos de sua história podem já ter acabado. A essa altura, entretanto, é mais provável que comecem a adquirir outras empresas para expandir seus negócios, incluindo aquelas no segmento de pequena capitalização;
  • Risco. Como seus negócios são mais estabelecidos, com uma linha diversificada de negócios operando em vários países, investir em ações de grande capitalização é menos arriscado do que de pequena capitalização que não compartilham os mesmos atributos;
  • Volatilidade. Embora o preço de qualquer ação individual possa saltar muito, as ações de grande capitalização têm menos probabilidade do que as de pequena capitalização de sofrer grandes oscilações.

Small caps e alocação de ativos

Mesmo que as small caps possam ser mais arriscadas, os investidores ainda podem optar por investir nelas para se beneficiar dos maiores ganhos potenciais.

A quantidade de dinheiro que você aloca para empresas de pequena capitalização versus médias ou grandes capitalizações, em última análise, se resume à sua tolerância ao risco e às metas de investimento.

Uma estratégia de investimento conservadora pode ter uma alocação de 10% para ações de pequena capitalização, em comparação com 20% para uma estratégia agressiva.

Embora você possa escolher uma alocação diferente dessas diretrizes, certifique-se de compreender as vantagens e desvantagens de fazer isso.

Se você está se perguntando “como investir o meu dinheiro?” Aproveite para fazer nosso teste e descobrir qual é o seu perfil de investidor. Isso poderá ajudá-lo na hora de organizar a alocação de ativos em seu portfólio!

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL