QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

professor não é guru

Professor não é guru

 

“Ninguém aprende sozinho” é um truísmo conhecido. Embora haja casos de autodidatas muito bem-sucedidos, a maioria de nós pobres mortais precisa de professor quando quer aprofundar seu conhecimento de uma atividade a que pretende se dedicar. Claro que eu posso aprender teoria musical lendo o verbete na Wikipédia, mas é dificílimo aprender a tocar um instrumento sem alguém que tenha a competência e a paciência de me dar aulas de música.

Nada mais justo, portanto, que a educação financeira, hoje mais do que nunca uma necessidade para qualquer investidor, tenha criado uma demanda crescente por professores, instrutores, conselheiros, enfim: as pessoas que escolhemos para nos guiarem nesse novíssimo mundo. Você pode encontrá-los numa escola de finanças, por exemplo, ou numa palestra; num palco ou num vídeo de YouTube; numa revista ou num artigo que mandaram pelo WhatsApp.

Mas muitas vezes seu professor estava assinando um e-mail que apareceu no seu antispam e você ficou curioso de ler porque tinha um título do tipo FIQUE RICO VOCÊ TAMBÉM. Aí você leu e comprou o serviço oferecido — pode ter sido uma assinatura de revista, o acesso a informações “exclusivas”, indicações sobre as melhores oportunidades, ou seja: o mapa da mina.

É claro que tudo isso veio com um sem-número de artigos especializados, muita teoria financeira traduzida para o português mais leigo, e várias recomendações de autoajuda que farão de você uma pessoa muito melhor — se você conseguir segui-las, claro. A partir daí, você estará equipado com excelentes armas para desbravar a selva do mercado de investimentos, certo?

Sim e não. Se você aproveitar seu aprendizado com senso crítico e objetividade, ótimo. Se você se conscientizar que, em última análise, você é o responsável pela aplicação dos conceitos que você aprendeu, perfeito. Agora, se você é daqueles que acham que pagar pela opinião de um analista e segui-la cegamente já é o suficiente para enriquecer, cuidado. E se você acredita que os vendedores de aulas e assinaturas são tão generosos que só pensam no bem de seus clientes, só posso lhe dizer: quem está pagando na frente é você, então é bom você se assegurar de um bom retorno para esse investimento.

Faça como com qualquer produto ou serviço que você compra: veja se a satisfação com ele compensou o preço que você pagou. Seja objetivo e faça as contas. Faça uma restrospectiva honesta: aquele sujeito super carismático lhe deu bons conselhos? Você se sente um melhor investidor graças a ele? Ele tem coerência ou altera suas opiniões de acordo com as flutuações do mercado?

Eu sempre recomendo a visão mais ampla possível. Não leia ou siga apenas quem concorda com você ou quem você escolheu como professor. Procure as opiniões contrárias, ouça quem discorda de você — e pese cada lado de modo objetivo. É difícil? Claro que é. Mas desde os gregos já se sabe que a verdade sempre surge da contraposição das diferenças, e não da fidelidade cega.

Você é o responsável pela gestão de suas finanças, e gestão financeira não é religião.

 

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL