QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

Tenho o perfil conservador: como aumentar minha rentabilidade?

Veja algumas dicas para conquistar maiores rendimentos se você tem o perfil conservador

O objetivo principal de investir? Construir riqueza. Mas com o investimento vem algum risco, que pode ser tão estressante para alguns investidores que eles optam por não dar o primeiro passo, cautelosos demais para começar.

Se for esse o seu caso, você não está sozinho. Grande parte dos adultos acredita que investir é assustador ou muito difícil.

Mas há boas notícias para quem tem o perfil  de investidor conservador: você pode alcançar retornos interessantes na rentabilidade do seu portfólio enquanto ainda mantém os riscos sob controle. Entenda!

O que é o perfil conservador?

Esse tipo de investidor concentra-se em investimentos de baixo risco para obter retornos estáveis. Com uma estratégia de investimento conservadora, você não se deixa levar sobre notícias das últimas ações populares ou em uma startup que acabou de se tornar pública.

Em vez disso, ao manter várias classes de ativos, como títulos de renda fixa que distribuem dividendos ou juros, ações de grande capitalização, fundos mútuos e / ou fundos negociados em bolsa (ETFs), seu portfólio pode apresentar menos volatilidade.

Algumas das aplicações financeiras mais comuns incluem:

Títulos

É uma espécie de “empréstimo” que você faz ao governo ou outras empresas, sob a promessa de receber o valor corrigido e acrescidos dos juros relacionados com o período.

E uma vez que é improvável que o governo deixe de pagar, seu risco é menor do que com outros investimentos. Para investidores conservadores de curto prazo que procuram o conforto de investimentos apoiados pelo governo, os títulos do Tesouro (ou letras do Tesouro) são outra opção.

Os fundos mútuos e ETFs

São investimentos diversificados que reúnem dinheiro de muitos investidores para comprar uma coleção de títulos e / ou outros ativos.

Em vez de comprar ações de apenas uma empresa, tanto os fundos mútuos quanto os ETFs permitem que você tenha uma parte de vários negócios em um setor específico, um índice inteiro ou até mesmo todo o mercado de ações, o que reduz o risco.

Ações defensivas

Esse tipo de ação é daqueles que proporcionam ganhos estáveis ​​e dividendos constantes. O preço das ações tende a se manter estável, mesmo que o mercado sofra uma queda (ou alta repentina).

Para entender como investir em ações, é importante saber que muitas ações de grande capitalização são consideradas defensivas e, quando usadas como parte de uma estratégia de investimento conservadora, podem ajudar os investidores adversos ao risco a reduzir sua exposição à volatilidade do mercado.

3 dicas para aumentar a rentabilidade

Seja cético

Não importa quão atraentes possam parecer, sempre adote uma abordagem cética em relação aos produtos de investimento que adicionam um ponto percentual extra ou mais aos seus custos anuais.

Certifique-se de que a despesa valha a pena.

Entenda sobre juros compostos

Os juros compostos rendem juros sobre os juros. Com o tempo, seus investimentos de longo prazo renderão cada vez mais dinheiro com os efeitos dos juros compostos.

São eles o que torna o investimento uma atividade que vale a pena. Eles são aplicados a investimentos de capital que pagam dividendos, como ações, bem como a investimentos de retorno fixo e que pagam juros, como títulos.

Quando você obtém um retorno sobre os retornos de investimentos anteriores (incluindo dividendos), o valor do seu investimento pode se multiplicar. Em vez de aumentar a uma taxa constante, o número de reais em seu portfólio aumentará a uma taxa acelerada.

Busque dividendos em seus investimentos

Os dividendos são normalmente pagamentos em dinheiro que servem como uma forma de as empresas compartilharem a riqueza que acumularam.

Esses pagamentos são retirados dos ganhos e fluxo de caixa e pagos aos acionistas da empresa.

Normalmente, esses dividendos são pagos trimestralmente, embora possam ser pagos anualmente ou mesmo mensalmente.

Quem pode se beneficiar com uma estratégia conservadora?

Qualquer um, seja você novo no investimento ou já o faça há anos.

Se você é um novato, pode aprender sobre como investir assumindo menos riscos. E se você for mais experiente, uma estratégia de investimento conservadora pode ser inteligente se você estiver se aproximando da idade de aposentadoria e tiver menos tempo para enfrentar qualquer potencial recessão no mercado.

Você também pode considerar uma estratégia de investimento conservadora se quiser investir o dinheiro que reservou em seu fundo de emergência.

Ao investi-lo, o saldo tem a oportunidade de ganhar uma taxa potencialmente mais alta do que em uma conta de taxa fixa (como uma conta de poupança ou certificado de depósito), mas terá menos probabilidade de sofrer perdas significativas.

Ter o perfil conservador é algo ruim?

Não existe uma resposta certa ou errada para essa questão. Tudo depende do alinhamento com sua tolerância ao risco, seus objetivos de investimento e seu horizonte de tempo.

Para determinar seu apetite por risco, pergunte-se o seguinte:

  • Quanta incerteza você está disposto a suportar?
  • O que é mais importante: retornos mais seguros e estáveis ​​ou o potencial para retornos maiores?

O retorno médio anualizado do mercado de ações é de cerca de 10%. Se você está tentando superar esse número, deve considerar uma estratégia de investimento mais agressiva, consistindo em ações de maior risco e maior recompensa.

Mas você precisará de um perfil de investidor com uma alta tolerância ao risco, já que pode ser obrigado a enfrentar as perturbações do mercado e a montanha-russa de emoções que a acompanha.

Se você não tem estômago para os altos e baixos que o mercado de ações pode enfrentar, uma abordagem conservadora é provavelmente sua melhor opção. Mesmo que seus retornos venham abaixo da média do mercado, você ainda pode experimentar crescimento e o baixo nível de risco pode colocar sua mente à vontade. E você não pode colocar um preço na paz de espírito.

Comece a investir ainda hoje!

Investir pode ser emocional, especialmente para investidores de perfil conservador. Sempre haverá riscos, mas saber administrá-los pode ser crucial para o sucesso financeiro.

Uma abordagem conservadora pode aliviar o estresse e reduzir os riscos à medida que você se prepara para aumentar seu dinheiro.

Aproveite para realizar nosso teste e descobrir qual é o seu perfil de investidor. Com o resultado em mãos, nós poderemos recomendar uma carteira feita especificamente para você!

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL