QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

redução da Taxa Selic

Onde investir com a selic em baixa?

Saiba quais são os melhores investimentos para se fazer com a taxa Selic em baixa e descubra as vantagens desse tipo de ação

A cada dia o brasileiro vem descobrindo a importância de investir seu dinheiro. Isso porque, os conteúdos relacionados ao assunto estão cada vez mais acessíveis e disponíveis para consulta, promovendo uma educação financeira que antes, era praticamente nula.

No entanto, embora tenha-se aumentado o número de brasileiros investidores, o número de pessoas que realmente entendem do mercado financeiro ainda é relativamente baixo, o que nos leva ao nosso assunto de hoje.

Isso porque, para saber aproveitar as oportunidades mesmo quando o cenário parece pessimista é importante se o seu objetivo é melhorar a sua rentabilidade e aumentar o patrimônio.

Nestes casos, a redução da Taxa Selic dos últimos meses é um bom exemplo do que estamos falando. Afinal, o que para alguns pode significar um momento ruim, para outros o cenário é propício para o investimento.

Mas afinal, o que é a Selic?

Antes de iniciar este assunto, se você ainda está se aprofundando sobre o mercado financeiro e o mercado de investimentos, é importante que você conheça os principais termos relacionados.

Em linhas gerais, Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia e, basicamente é ela quem influencia todas as outras taxas de juros no Brasil (de empréstimos, financiamentos, etc).

Selic, é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, onde são feitas as negociações – compra e venda – de ativos do Tesouro Nacional. Esse sistema é completamente virtual e é utilizado por diferentes instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central.

Quem decide o valor dessa taxa?

Por meio de uma reunião que acontece a cada 45 dias, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) define se aumenta ou abaixa a Taxa Selic, com base em inúmeros indicadores financeiros do País.

Isso significa, que quanto mais instável for o cenário econômico do Brasil, mais baixa essa taxa tende a ficar, para que exista um equilíbrio e o dinheiro possa continuar circulando.

Qual a importância dessa taxa?

Criada em 1979, a Taxa selic é uma importante ferramenta de controle da inflação. Isso porque, quando a taxa está muito alta, visa desacelerar a economia e garantir que a inflação não fique muito alta, prejudicando os brasileiros.

Já quando a selic está em baixa, o objetivo principal é aquecer a economia do País, estimulando o consumo e visando regular a inflação quando ela está abaixo da meta.

Como a Selic afeta os investimentos?

Sendo uma das taxas mais importantes do mercado, a Selic tem forte influência na taxa de remuneração de uma série de investimentos e, qualquer mudança que ocorra na taxa impacta diretamente na rentabilidade dos investidores.

Isso porque, é preciso ter em mente a seguinte informação:

  • Se a Selic está em baixa: o crédito se torna mais acessível, os bancos diminuem as taxas de juros e a inflação tende a subir
  • Se a Selic está em alta: os preços do mercado financeiro são estabilizados e o juros ficam mais altos

Dentre os principais produtos do mercado financeiro afetados, podemos destacar:

  • Poupança
  • Tesouro Direto
  • Investimentos de Renda Fixa (LCIs/LCAs, CDBs, LCs e LFs)

Selic em baixa, onde investir?

selic em baixa

Com o atual cenário econômico, muitas pessoas estão se perguntando: onde investir com a queda da selic?

Isso porque, apesar de não parecer, o momento é apropriado para quem deseja encontrar alternativas para ter uma boa rentabilidade no seu dinheiro.

Existem inclusive, opções para investidores tanto o perfil conservador, quanto dos mais moderados e arrojados.

Acompanhe a seguir nossas sugestões:

Fundos Imobiliários

Embora também sejam pautados pela Selic, os Fundos de Investimentos Imobiliários (FII) são formados basicamente por um grupo de pessoas que tem como principal objetivo investir dinheiro no mercado imobiliário.

Esses fundos podem ser compostos pelas aquisições de imóveis, aluguéis e até mesmo pelo investimento em títulos de financiamento para o mercado imobiliário com o pagamento de juros.

Com a Selic em baixa, os Fundos Imobiliários podem render muito mais do que o esperado. cenário em que são altamente valorizados.

Esse tipo de investimento é voltado para quem deseja ter uma boa rentabilidade de curto ou longo prazo, sem abrir mão da segurança e liquidez.

Carteiras de ações

As ações são uma excelente saída para quem deseja driblar a baixa da Selic e aumentar sua rentabilidade.

Embora se trate de investimentos de renda variável, eles costumam dar bons retornos, sendo uma oportunidade de conhecer melhor e diversificar os seus investimentos.

Há uma série de fundos de investimentos negociados na Bolsa de Valores disponíveis e você pode escolher aquele que mais tem a ver com o seu perfil.

Vale destacar que esse tipo de investimento é mais indicado para quem tem um perfil mais moderado ou agressivo, devido a sua maior volatilidade.

Tesouro IPCA+

Com a baixa da taxa de juros, uma outra alternativa é investir no Tesouro IPCA+. Isso porque, esse título oferece aos investidores uma parte da remuneração prefixada (a taxa de juros) e outra pós-fixada (a inflação medida pelo IPCA).

Nestes casos, é possível ter maior rentabilidade que a Selic, principalmente nos tempos em que ela está em baixa.

No entanto, é importante ressaltar que esse tipo de investimento possui um vencimento mais longo, sendo indicado para quem busca algo no longo prazo.

Dicas para acertar nos investimentos

Agora que você já sabe onde investir com a queda da selic, é importante manter sua carteira de investimentos diversificada para estar menos exposto aos riscos quando houver flutuações das taxas de juros do mercado financeiro.

Além disso, manter-se sempre atualizado sobre tudo o que acontece é fundamental para entender o momento certo de investir ou até mesmo de comprar e vender seus ativos.

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL