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Entenda o que é o mindfulness e como isso pode ajudar sua saúde mental

Entenda o que é mindfulness e como essa prática pode ajudá-lo a melhorar a sua saúde mental

Você provavelmente já ouviu falar de mindfulness. Talvez você até tenha tentado realizar essa prática ou lido sobre seu papel em ajudar a controlar o estresse. Você não está sozinho – vivemos em um mundo extremamente acelerado e, às vezes, esquecemos de nos observar.

Neste artigo, veremos o que significa mindfulness, como você pode usar a prática no seu dia-a-dia. Confira!

O que é mindfulness? Uma definição simples

Mindfulness significa viver no momento presente. Essencialmente, significa estar (intencionalmente) mais consciente e desperto para cada momento e estar totalmente envolvido no que está acontecendo ao seu redor – com aceitação e sem julgamento.

Além disso, de acordo com a maioria dos dicionários, mindfulness pode ser definido como a prática de estar ciente de seu corpo, mente e sentimentos no momento presente, pensado para criar uma sensação de calma.

A importância do mindfulness e como ela o ajuda

Quer você queira praticar o mindfulness para lidar com a ansiedade ou estresse, ou se você deseja melhorar suas habilidades de atenção, há muitas evidências científicas a seu favor.

A prática do mindfulness pode nos ajudar a lidar com a depressão, aumentar nosso bem-estar psicológico, controlar a dor física e até mesmo ter uma memória melhor.

Quando se trata da maneira como pensamos e sentimos, estar atento às nossas emoções nos ajuda a mudar para mentalidades mais positivas e trabalhar para ser uma pessoa “melhor” – ou, pelo menos, mais feliz.

Em termos de relacionamentos, como veremos em breve, isso tem implicações positivas em como nos comunicamos e nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor.

Por meio da prática, seja uma intervenção ou meditação, podemos aprender a cultivar o estado de espírito que nos permite estar atentos quando sentimos que mais precisamos. Se você optar por fazer um curso online ou acompanhar sessões guiadas no YouTube para ajudá-lo em qualquer lugar, você já está no caminho certo para sua meta.

Não se preocupe. Um pouco mais adiante, seremos um pouco mais específicos, dando alguns exemplos de como a mindfulness pode desempenhar um papel importante de ajuda em sua vida diária.

Como o mindfulness pode afetar nossa saúde mental?

A prática do mindfulness pode nos ajudar a melhorar nosso bem-estar mental de, pelo menos, duas maneiras.

A terapia e as intervenções baseadas em mindfulness têm uma abordagem mais estruturada para abordar os sintomas de saúde mental, enquanto abordagens menos estruturadas podem ser encontradas em muitas formas e cobrem toda uma diversidade de tópicos diferentes.

Vamos dar uma olhada rápida em ambos.

Terapias e intervenções

Dado que a ansiedade e a depressão são duas das doenças mentais mais prevalentes no mundo, não é surpreendente que duas das mais conhecidas intervenções sejam focadas em lidar com esses estados mentais.

A redução do estresse baseada em mindfulness se concentra na ideia de que uma gama flexível de práticas pode ser usada para ajudar as pessoas a lidar com as dificuldades do estresse e das doenças mentais relacionadas à ansiedade.

Normalmente, isso envolverá uma combinação de ioga e / ou meditação, aproveitando diferentes técnicas para aliviar o estresse.

Prática de mindfulness no dia a dia

Como seria de esperar, muitas das abordagens mais informais para praticar o mindfulness também incluem meditação e ioga.

Também é fácil se inscrever em aulas, retiros, programas e palestras, mas a maneira mais fácil de começar agora é experimentar exercícios e sessões guiadas facilmente encontradas no YouTube, que você pode fazer em casa.

Mindfulness é o mesmo que “consciência” ou “concentração”?

Já vimos várias definições sobre o que é mindfulness, mas ainda é natural imaginar como ela difere de consciência e concentração de forma mais ampla.

Consciência pode ser definida como: “Ter ou mostrar realização, percepção ou conhecimento.”

Embora mindfulness envolva a percepção em vários sentidos, ela também inclui o não julgamento e é (pelo menos na maioria dos casos) uma atividade consciente.

Estar ciente de que uma maçã está sobre a mesa, por exemplo, não significa que estejamos livres de julgamento sobre ela.

Já no caso de concentração, podemos definir o termo como sendo: “Direção da atenção para um único objeto”.

Inerente a esta última definição está a ideia de foco intenso em um estímulo, muitas vezes à custa de outros.

Se estamos suprimindo outras coisas de nossa atenção, não estamos simplesmente “deixando-as existir”. Não podemos ficar relaxados e aceitar as coisas como são se estivermos ocupados suprimindo nossa atenção em outras áreas.

Exemplos comuns e simples de mindfulness

Confira alguns exemplos sobre o que é mindfulness em situações do dia a dia:

  1. Mindfulness pode significar estar ciente de sua respiração. Perceber as mudanças em sua área abdominal conforme seu corpo recebe se adapta ao influxo de ar cada vez que você inspira e expira;
  2. Focar sua atenção no alimento que você está comendo é outro exemplo de mindfulness. Sentindo e prestando atenção na sua temperatura, na sua crocância ou no seu sabor e não nas pessoas que comem junto com você, seu smartphone ou sua tv;
  3. Quando você está caminhando, prestar atenção em como está se sentindo também é relacionado ao mindfulness. Você está usando uma mochila que está deixando suas costas pesadas e talvez doendo? Você está com pressa e seu coração está batendo mais rápido do que se você estivesse caminhando calmamente? A rua é silenciosa ou barulhenta, vazia ou cheia de gente?

A plena atenção pode ser encontrada em cada ação que você realiza, desde que você faça um esforço para estar ciente de seu corpo, de suas emoções e do que o cerca.

Essa prática não significa ser uma pessoa positiva o tempo todo. Trata-se de perceber o que acontece a cada momento, o fácil e o difícil, o doloroso e o alegre. É sobre construir um músculo para estar presente e desperto em sua vida.

Mindfulness constrói resiliência e consciência para ajudar as pessoas a aprender como superar os altos e baixos da vida e viver vidas mais felizes e saudáveis, assim como os esportes radicais. Ambos são formas de investir na sua saúde.

Depois de entender o que é mindfulness e entender como aplicá-lo em sua rotina, temos certeza que você se tornará uma pessoa melhor, e quem sabe, até mesmo um investidor melhor.

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