QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

O que é a renda passiva e ativa?

Descubra o que é renda passiva e renda ativa e veja como elas impactam diretamente no seu futuro financeiro!

Não importa como você ganha uma renda, o dinheiro se enquadrará em duas categorias: passiva ou ativa. E embora você possa ter ouvido esses dois termos no passado, muitas pessoas não entendem bem a diferença.

Então, o foco do artigo de hoje é justamente responder a essa pergunta: o que é renda passiva e renda ativa?

Além disso, tão importante quanto conhecer as definições de cada conceito é saber qual categoria é melhor para o seu futuro financeiro.

O objetivo principal das informações abaixo é não apenas ajudá-lo a compreender a diferença entre essas duas formas de renda, mas também equipá-lo com alguns exemplos que você pode incorporar em sua própria vida financeira.

Então, se você estiver pronto, vamos começar!

O que é renda passiva

Não é incomum ouvir a renda passiva sendo chamada de “santo graal” dos fluxos de renda e é muito fácil entender o porquê.

Se alguém lhe dissesse que você poderia fazer algum esforço inicial em algo que geraria renda por anos, ou mesmo décadas por vir, você honestamente diria não a isso? Bem, essa é a ideia por trás da renda passiva.

É um cenário que a maioria das pessoas já deve ter ouvido falar, onde “é possível ganhar dinheiro até mesmo dormindo”.

Se você está disposto a trabalhar cedo, a renda passiva pode sim tornar isso possível e sustentar seu estilo de vida por muito tempo. A boa notícia é que, atualmente, existem várias maneiras de gerar renda passiva.

Porém, é importante fazer uma declaração muito importante: a renda passiva ainda requer trabalho. Na verdade, muitas vezes, o trabalho inicial necessário para gerar renda passiva pode levar anos. Mas, se você concentrar suas energias em algo que gerará dinheiro enquanto dorme, o esforço pode valer a pena.

Exemplos de renda passiva

Juros ganhos com investimentos

Ganhar juros sobre os investimentos é a forma original e mais poderosa de renda passiva. Na verdade, é por isso que se preparar para sua aposentadoria é tão importante ao longo de sua carreira.

Se você conseguir acumular dinheiro suficiente em investimentos, poderá viver dos juros pelo resto da vida.

Por exemplo, imagine um cenário onde você investe de forma consistente e agressiva o suficiente para acumular 1 milhão de reais em sua carteira de aposentadoria. Se essa aplicação tivesse um retorno de 10% ao ano, você poderia sobreviver tranquilamente apenas com os juros da operação.

Um bom exemplo para começar a se preparar é por meio da previdência privada.

Renda de aluguel

Se você tem dinheiro para comprar um imóvel para fazer sua locação, pode passar anos recebendo cheques de aluguel mensais como renda passiva.

Agora, esta é uma das formas de renda passiva com algumas barreiras iniciais, porque requer um grande investimento, e se você não conseguir encontrar um inquilino para pagar o aluguel, você não ganhará nenhum dinheiro.

Por que a renda passiva é importante?

A renda passiva é importante porque sua presença física e esforço não são necessários continuamente para ganhar dinheiro.

Em essência, se você tem um fluxo de renda passivo, pode ganhar dinheiro a qualquer hora do dia e todos os dias do ano. Portanto, esteja você dormindo, de férias ou assistindo TV, ainda pode ter uma renda passiva.

Mas, aqui está o problema, a renda passiva, geralmente leva anos para ser construída. Se você está pensando em comprar um imóvel para locação, saiba que há muito trabalho até que você possa começar a receber seus primeiros alugueis.

O que é renda ativa?

Se você já ganhou um salário, então você recebeu uma renda ativa. E embora ela não possa ser chamada de “santo graal” dos fluxos de renda, ela ainda é extremamente importante.

Lembre-se de que o modelo passivo leva muito tempo (e muito esforço inicial) para ser construído. Então, se não fosse pela renda ativa, muitas pessoas nunca teriam a oportunidade de construir uma renda passiva.

Pense nisso, se você deseja obter uma renda passiva que não depende do seu esforço direto, primeiro você precisa investir o dinheiro que ganha com seu trabalho.

Claro, a renda ativa não vai fazer você ganhar dinheiro enquanto você dorme. O que fará, no entanto, é pagar pela cama em que você dorme enquanto trabalha para construir sua renda passiva.

Exemplos de renda ativa

Salário

Se você vai trabalhar às 8 da manhã e sai às 5 da noite e ganha um salário fixo pelos seus esforços, está ganhando uma renda ativa.

Essencialmente, você está trocando um ano de seu tempo e conjunto de habilidades em troca de uma determinada quantia de dinheiro.

Gorjetas

Existem muitos empregos por aí que oferecem a oportunidade de receber gorjetas. De servir em um restaurante a entrega de encomendas, sempre que você ganha uma gorjeta, você está ganhando uma renda ativa.

Por que a renda ativa é importante?

A renda ativa é importante porque permite que você ganhe dinheiro de forma rápida e consistente.

Ao contrário da renda passiva, que pode levar anos para ser construída, a renda ativa oferece a oportunidade de ganhar capital em um curto período. Além disso, na maioria das vezes, a renda ativa fornece às pessoas os meios para construir uma renda passiva.

O que é melhor: renda ativa ou renda passiva?

Agora que você já entendeu o que é renda passiva e ativa, vamos ser honestos, o primeiro formato de renda é bem mais atrativo do que o segundo, não acha?

Pense nisso, se você tem um fluxo de renda passivo que gera dinheiro para você quando você não está trabalhando, então você pode tirar férias e voltar para uma conta bancária ainda maior. Você pode adormecer e ganhar dinheiro enquanto sonha.

Dito isso, não se esqueça que a renda ativa é, na maioria das vezes, a base para você ganhar uma renda passiva, então não a ignore.

É importante entender isso porque no fim do dia estamos falamos das formas como você gasta seu tempo. Não é brincadeira, os grandes investidores ganham dinheiro dormindo, sem fazer nenhum esforço, porque investem em ativos de renda passiva.

Então é hora de perder o medo de investir e começar a se preparar para um próspero futuro financeiro!

 

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL