QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

Saiba como identificar qual é o melhor momento para começar a investir

Descubra qual é o melhor momento para investir e começar a cuidar do seu futuro financeiro!

Tão difícil quanto escolher as melhores aplicações para o seu portfólio é saber o melhor momento para investir.

Você revisou estratégias, leu sobre oportunidades de planejamento de investimento, ouviu todos os especialistas, analisou as previsões e tendências do mercado – você fez quase tudo, exceto investir de fato.

Soa familiar? Você não está sozinho.

Há muitas pessoas lá fora que estão empoleiradas na proverbial “beira da água”, prontas para pular, mas algo está sempre atrapalhando. A apreensão, a dúvida, você fica dizendo a si mesmo que talvez não seja o momento certo agora. Mas é o seguinte: o momento certo É AGORA!

O momento certo para investir é quando você pensa nessa possibilidade. Continue lendo e entenda melhor sobre o que considerar nesse momento.

Quando começar a investir?

Se você está se perguntando se esse é o melhor momento para investir, separamos algumas reflexões que podem ajudá-lo a encontrar a resposta para sua situação.

Você consegue manter suas despesas?

Se você usa todo seu dinheiro para manter as despesas da sua casa, isso claramente já um sinal de que esse talvez não seja o melhor momento para investir.

Lembre-se de que investir seu dinheiro é uma atividade que tende a gerar retornos a longo prazo. Portanto, você precisa ter condições de pagar suas contas enquanto seu patrimônio começa a crescer.

Você já possui uma reserva de emergência?

O primeiro passo antes de realmente começar a se aventurar no mundo dos investimentos é criar sua reserva de emergência.

É claro que você pode acessar todos o dinheiro que você aplicou em ações ou fundos imobiliários, mas dependendo do momento em que se encontra (como uma crise financeira, por exemplo), fazer o saque do capital pode prejudicar o seu saldo.

A ideia por trás de um fundo de emergência é ser um dinheiro “rápido” e reservado especialmente para imprevistos. É recomendável economizar de três a seis meses de salário em seu fundo de emergência.

Você tem dívidas?

Embora você possa até montar uma carteira de investimentos com um retorno bastante positivo, dificilmente ela será superior do que as taxas utilizadas nas cobranças de dívidas.

Por exemplo, se o seu portfólio crescer cerca de 10% ao ano, mas você tem uma dívida de cartão de crédito com juros de 15% anuais, faz muito mais sentido pagar essa dívida primeiro.

Se você se sentir confortável com suas finanças, deve começar a colocar dinheiro em uma conta de investimento o mais rápido possível.

Dê o primeiro passo

Os novatos vão reclamar sobre a espera pelo momento “certo”, ditado por qualquer combinação de fatores que podem ou não ter base real. Pare de adivinhar e comece a pensar sobre seus objetivos financeiros de longo prazo.

Quando você faz sua primeira aplicação inicial, o momento em que você a executar será irrelevante no futuro, pois diferentes investimentos oferecem níveis variados de risco e recompensa.

Não se preocupe com o que o mercado está fazendo agora, preocupe-se com o que fará daqui a um ou cinco anos. Você já decidiu que deseja investir no mercado, agora deve realmente se concentrar em como o fará. Serão ações, títulos, fundos

Considere quanto tempo você deseja colocar seu dinheiro em seus investimentos e, em seguida, puxe o gatilho. Quanto mais você esperar e se atrasar preocupando-se com o quanto você pode perder sobre o quanto você tem a ganhar, mais tempo você perde antes de ver qualquer retorno.

Como começar a investir?

Até não muito tempo atrás, investir no mercado financeiro significava trabalhar com um planejador financeiro ou corretor da bolsa. Agora, corretores online, aplicativos de investimento fáceis de usar simplificam o processo de investimento.

Não importa a plataforma que você usa para investir, você precisa ter um sólido conhecimento dos diferentes tipos de títulos que pode comprar. Aqui estão alguns dos investimentos mais comuns:

Ações

As ações individuais são essencialmente pequenas participações em empresas de capital aberto. Conforme o valor de cada ação aumenta, sua participação acionária aumenta de valor.

O objetivo com ações individuais é normalmente comprar na baixa e vender na alta. O processo de ver um retorno pode demorar, mas também pode acontecer em questão de minutos se a situação de uma empresa mudar.

Títulos

Quando você compra um título, está essencialmente dando um empréstimo a uma empresa ou agência governamental. Em troca, você receberá juros sobre o seu investimento.

Os títulos são normalmente emitidos por períodos definidos de tempo, e você receberá de volta seu investimento original mais os juros acumulados ao longo desse período quando você os resgatar. Sabe-se que os títulos têm taxas de retorno mais baixas, mas são significativamente menos voláteis do que outros investimentos.

Índice e fundos mútuos

Esses instrumentos de investimento reúnem dinheiro de vários investidores e usam os fundos coletivos para investir em diferentes tipos de títulos.

Os fundos de índice são um tipo de fundo mútuo vinculado a índices de ações populares, como o S&P 500 ou o BOVA11, o que significa que os títulos subjacentes nesses fundos refletem de perto aqueles encontrados no índice que rastreiam.

Outros fundos mútuos são compilados de várias ações e títulos pelo administrador do fundo. A vantagem dessa opção é que ela permite diversificar seus investimentos sem ter que comprar e gerenciar os títulos individuais em sua carteira.

Faça sua lição de casa

Então, agora você está ansioso para começar e já até definiu o seu melhor momento para investir. Parabéns!

Nossa última dica sobre esse tema é que você busque estudar sobre o mercado financeiro. Pode ser sobre como investir em ações ou investimentos de renda fixa, por exemplo.

Educar-se sobre os métodos para fazer seus investimentos e sobre a sopa de letrinhas de acrônimos como ETFs e FIIs vai ajudá-lo na hora de tomar boas decisões

Depende de você quanto tempo deseja gastar se educando adequadamente, mas aprender tudo que puder agora, ou contar com especialistas como a equipe da Investindo com Valor para fornecer orientação e conhecimento, o ajudará a evitar surpresas mais tarde.

 

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL