QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

medo de investir

Como perder o medo de investir?

Se hoje você tem medo de investir, saiba que isso prejudica diretamente o seu futuro e o da sua família. Saiba o que fazer para superar esse problema!

Para muitas pessoas por aí, a palavra “investir” evoca uma imagem intimidadora: os negociadores na bolsa de valores comprando e vendendo freneticamente ações, gritando e agitando os braços. Mas, embora isso aconteça diariamente em Wall Street, essa não é a realidade da maioria das pessoas.

Muito pelo contrário…

É devido a essa imagem equivocada e experiências anteriores ruins, que muitos ficam com o “pé atrás” quando o assunto são investimentos. A má notícia é que ao fazer parte desse grupo, as chances são de que você está se privando de um futuro incrível, para você e sua família.

Por isso hoje vamos ajudá-lo a superar o seu medo de investir para que você possa começar a proteger sua riqueza hoje! Confira:

Por que você deve superar esse obstáculo?

Garantir que você possa preservar o seu patrimônio é algo que é particularmente importante para nós. Acreditamos que o investimento deve proteger seus ativos e aumentá-los constantemente ao longo do tempo.

Investir não é ficar rico rapidamente. Trata-se de manter o seu ninho seguro, para que você possa comprar uma nova casa… enviar seus filhos para a faculdade… ou até se aposentar confortavelmente.

O problema é o seguinte: mesmo que a maioria das pessoas tenha esses sonhos como objetivos importantes em suas vidas, existem obstáculos psicológicos que não permitem que o primeiro passo seja dado.

Então, vamos respirar fundo e aprender como perder o medo de investir!

Mas primeiro, é fundamental esclarecer o seguinte…

De onde vem o medo de investir?

A origem desse medo vem de algumas situações específicas. Algumas pessoas temem investir devido a experiências passadas, por exemplo, a grande depressão ou a grande recessão.

Outras pessoas podem ter medo porque é desconhecido para elas e o medo do desconhecido é real. Seja qual for a raiz desse obstáculo, você pode superá-lo, como qualquer outro medo.

Uma ótima e comum tática para superar traumas é pela exposição repetida. Por exemplo, quando alguém tem medo de altura, a única maneira de superá-lo é, de alguma forma, chegar a uma altura elevada para expor e desencadear esse medo.

A exposição repetida deixa você mais confortável na posição que uma vez o assustou. Não é uma tarefa fácil, mas vale a pena tentar.

Isso é exatamente o que você deve fazer se quiser superar o medo de investir.

Você precisa apenas dar o primeiro passo, uma vez que você começa a fazê-lo, mais confortável você fica e mais fácil fica.

Como perder o medo de investir?

como perder medo de investir

Agora que você entendeu que o segredo é a exposição controlada, preparamos um passo a passo prático de como você pode gradualmente perder o medo de investir:

Passo 1: combata seu medo com conhecimento

Os seres humanos naturalmente temem o que não sabem ou não entendem. Então, vamos aprender sobre como os mercados funcionam.

Leia sobre ações, títulos e fundos. Descubra quais taxas e despesas estão envolvidas com diferentes opções de investimento. Aprenda sobre diferentes estratégias simples de investimento.

O primeiro passo é construir uma base sólida de conhecimentos que vão fundamentar todas as suas decisões no futuro. Torne-se um investidor informado.

Passo 2: comece pequeno

OK, primeiro aceite que você provavelmente estragará tudo no começo. Isso é normal com praticamente qualquer coisa.

Então comece pequeno, se você estiver preocupado com isso. Aprenda com a experiência o quanto você pode perder (isso é conhecido como sua “tolerância a riscos”). Você pode até começar com apenas alguns reais.

Nesse momento, o foco não é lucrar, mas sim se acostumar com o ambiente, com os termos e com as operações.

Passo 3: refine sua estratégia

Então, o que você estava fazendo a princípio não está dando certo. Não há necessidade de entrar em pânico!

Não há problema em mudar suas estratégias se você perceber que cometeu um erro no início de sua carreira de investidor.

Ao criar uma carteira de investimentos, você quer considerar a quantidade de dinheiro que tem para investir, seu prazo e sua tolerância a riscos.

O portfólio ideal terá uma alocação de ativos apropriada, tendo em mente todos esses fatores.

Passo 4: comprometa-se com investimentos de longo prazo

Não julgue seu próprio desempenho de investimento depois de apenas um mês… ou até um ano. As ações, por exemplo, são criaturas de longo prazo e, às vezes, demoram um pouco para amadurecer.

Considere a cigarra – um inseto que passa até 17 anos no subsolo antes de emergir como um adulto maduro. Às vezes, as carteiras de ações podem levar uma ou duas décadas para produzir esses retornos de 9% a longo prazo.

Deixe seu portfólio tranquilo como a cigarra, se você quiser vê-lo crescer em todo o seu potencial.

Passo 5: aceite as pequenas perdas

E se você perder seu dinheiro… tudo bem. Como você não está investindo o dinheiro necessário para sobreviver amanhã ou no próximo mês, quem se importa se os mercados caírem temporariamente?

Se você está economizando para objetivos de longo prazo, não precisa desse dinheiro por uma década ou mais. E lembre-se, a longo prazo, os mercados tendem a subir.

Comece quanto antes

O medo de investir pode ser difícil de superar. Ninguém gosta de perder dinheiro, mesmo que seja apenas temporário. Dar esse primeiro salto no mercado é assustador. Mas “assustador” não é uma boa desculpa para evitar investir completamente.

Pense em aprender a nadar. Muitas pessoas têm medo de se afogar e evitam a água completamente. É arriscado – você pode se afogar. A verdade é que você não precisa pular direto para o fundo do poço se não souber nadar.

Antes de começar a nadar na piscina olímpica, você pode se sentir confortável flutuando e mergulhando a cabeça na água. Então aprenda alguns movimentos básicos.

Eventualmente, você se sente confortável nadando sozinho e aceita que o risco de afogamento é administrável desde que você se prepare. Assim como investir.

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL