QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

Investimentos para 2021: saiba como se programar

Confira algumas das melhores dicas sobre o que considerar na hora de programar os seus investimentos 2021

2020 foi um ano turbulento para os investidores, para dizer o mínimo. Em 19 de fevereiro, o índice S&P 500 fechou em alta recorde.

No dia seguinte, começou uma descida acentuada, finalmente atingindo o fundo do poço em 23 de março, quando a pandemia de COVID-19 começou a paralisar a economia global. Este declínio encerrou oficialmente o maior mercado em alta já registrado.

Apesar de uma forte recuperação nos mercados públicos desde março de 2020, a economia ainda está lutando. Com o aumento dos casos de COVID-19 e a incerteza política em diversos países, os investidores estão mais hesitantes em assumir riscos.

É mais importante do que nunca para os investidores ter uma estratégia clara para gerenciar suas carteiras à medida que entramos no novo ano. Vamos discutir três estratégias para gerenciar a incerteza dos investimentos 2021. Confira!

Investimentos 2021: três maneiras de lidar com a incerteza

Com toda essa incerteza no horizonte, é mais importante do que nunca que os investidores estejam preparados para quedas de ações que geram vertigens. Para proteger a riqueza e continuar a atingir objetivos de longo prazo, sugerimos três coisas:

1) Mantenha a diversificação

A diversificação é fundamental para a construção de um portfólio resiliente a choques de mercado. Ao adicionar várias classes de ativos não correlacionados ao seu portfólio, você reduz as perdas em caso de queda no mercado de ações.

Dependendo da combinação de investimentos, uma carteira personalizada e também pode oferecer retornos acima do mercado.

A diversificação não precisa parar em ações ou títulos – há uma série de investimentos alternativos que oferecem benefícios aos investidores. Por exemplo, letras agrícolas são uma classe de ativos de baixa volatilidade que é adequada para investidores de longo prazo.

Ao contrário de alguns outros ativos alternativos como o ouro, as terras agrícolas oferecem aos investidores o benefício de uma renda passiva na forma de dividendos periódicos em dinheiro, além da valorização do ativo subjacente.

2) Não tente controlar o mercado

Com o mercado financeiro tão aquecido e volátil como está atualmente, pode ser tentador para os investidores esperar o momento “certo” para investir. Isso geralmente é um erro. É impossível definir consistentemente o momento certo para comprar ou vender.

Embora esteja claro agora que março de 2020 foi um excelente momento para investir, nem sempre você pode perceber esse tipo de confirmação. Um bom investidor sempre deve tentar prever o futuro.

A melhor estratégia de investimento se baseia na média de custo. Invista somas em intervalos regulares em vez de esperar para colocar todo o seu dinheiro no mercado de ações de uma só vez.

Esta é uma maneira natural de garantir que, mesmo quando você está comprando na alta, também pode aproveitar algumas das quedas do mercado.

3) Mantenha uma estratégia clara e de longo prazo

Quanto mais você expandir seus objetivos de investimento, mais fácil será olhar além da volatilidade de curto prazo. Muitos investidores se assustam e vendem quando o mercado entra em crise.

Esta é uma maneira infalível de perder dinheiro a longo prazo. Em vez disso, a melhor abordagem é entender sua tolerância ao risco, alocar seu portfólio de forma apropriada ao risco e enfrentar as quedas do mercado.

Ter um plano de longo prazo ajuda a tirar a emoção de investir. E a emoção é o maior inimigo do investidor. Ao manter seu dinheiro no mercado durante as quedas, você pode aumentar suas economias com juros compostos.

Um dos truques que podem ajudá-lo a manter o rumo é pensar em investir para seus filhos ou para sua independência financeira. Lembre-se de que é mais provável que o mercado suba do que desça. Nos últimos 40 anos, os mercados obtiveram retornos positivos em aproximadamente 75% do tempo.

Por que investir em fundos pode ser uma boa opção para 2021?

Os fundos de investimento têm uma série de recursos que podem tornar esses veículos  ideais para investidores com pequenos montantes de capital para investir e preocupados com o que pode acontecer em 2021.

Eles tornam possível construir uma carteira diversificada com montantes de investimento relativamente baixos. Além disso, alguns tipos de fundos, como os ETFs, são negociados ao longo do dia, fornecendo ampla liquidez e muitos têm estruturas de custo relativamente baixas.

Na verdade, existem, pelo menos, três razões pelas quais os investidores podem querer considerar os fundos ETFs para oportunidades de investimento em potencial para o próximo ano.

Variedade

Os primeiros ETFs, que foram introduzidos no final dos anos 1980 e no início dos anos 1990, eram produtos relativamente simples que rastreavam índices de ações, como o S&P500, BOVA11 e o Dow Jones Industrial Average.

Desde então, a gama de fundos ETFs disponíveis explodiu para incluir praticamente todas as classes de ativos – ações, títulos, imóveis, commodities, moedas e investimentos internacionais – junto com qualquer setor imaginável e muitas áreas de nicho, também.

Liquidez

O fato de a maioria dos ETFs serem muito líquidos e poderem ser negociados ao longo do dia é uma grande vantagem em relação aos fundos mútuos, que são cotados apenas no final do dia útil.

Isso se torna um fator de diferenciação especialmente crítico para investidor, que pode querer sair de um investimento perdedor imediatamente para preservar o capital limitado. A ampla liquidez também significa que os investidores conseguem usar ações de ETF para negociação intradiária, de forma semelhante às ações.

Acompanhamento de tendências

Uma das principais razões para o rápido crescimento dos ETFs é que seus emissores têm estado na vanguarda em termos de introdução de produtos novos e inovadores.

Os emissores de ETF geralmente respondem rapidamente à demanda por produtos em setores importantes.

Considere investimentos alternativos

Se você não gosta da volatilidade do dia a dia do mercado de ações e está preocupado com o cenário de investimentos para 2021, considere aplicações alternativas, como imóveis, capital privado, letras agrícolas e fundos ETF.

Esses fundos permitem que os investidores assumam posições otimistas ou pessimistas em setores específicos, enquanto possibilitam a incorporação de estratégias avançadas de gestão de portfólio.

Essas possibilidades podem diminuir a insegurança que virá com o próximo ano. É claro que para aumentar suas chances de resultados positivos, é fundamental que você se capacite na área.

Se você está com dúvidas sobre “como aplicar meu dinheiro?“, continue acompanhando os conteúdos da Investindo com Valor e seja um investidor capaz de atravessar qualquer crise financeira! Aproveite para fazer nosso teste e descobrir seu tipo de perfil!

 

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL