QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

O que influencia os investimentos?

Conheça alguns dos principais fatores que influenciam nos investimentos financeiros que você escolhe para seu portfólio

Geralmente é uma perda de tempo ficar obcecado com todas as possibilidades de movimento de curto prazo na economia, no mercado de ações ou em ambos.

Esses movimentos descendentes ou ascendentes podem ocorrer por uma ampla variedade de razões, a qualquer momento.

Ainda assim, para cada recessão “real” de curto prazo, você pode identificar uma dúzia de situações em que o mercado ou a economia parecia entrar em parafuso, mas saiu da queda e começou a subir no último minuto.

Por outro lado, vale a pena prestar atenção nos aspectos que afetam as decisões de investimentos financeiros, como diversificação do portfólio, qualidade do investimento e até que ponto seu portfólio se adapta a seus objetivos e temperamento pessoais.

Pensando em ajudá-lo a identificar todos estes pontos, separamos alguns dos principais fatores capazes de gerar impactos no mundo financeiro. Confira!

Inflação

Como todos sabemos, inflação significa aumento de preços. Ela representa um estado em que o valor do dinheiro cai à medida que os preços sobem.

Como resultado, taxas mais altas de inflação corroem o poder de compra dos consumidores, resultando em menor demanda por produtos. Portanto, altas taxas de inflação afetam adversamente o desempenho das empresas.

Logo, um investidor deve analisar cuidadosamente a tendência inflacionária da economia e estudar seu impacto no desempenho da empresa. Ao fazer isso, ele também deve prever a tendência inflacionária que provavelmente prevalecerá no futuro próximo.

Taxas de juros

A taxa de juros que prevalece na economia determina o custo e a disponibilidade de crédito para as empresas. Uma taxa de juros mais baixa significa menor custo de financiamento para organizações empresariais. Com a redução do custo das finanças, a lucratividade das empresas aumenta.

Por outro lado, taxas de juros mais altas aumentam o custo de financiamento que, por sua vez, resulta em custos de produção mais elevados. Custo de produção mais alto leva a menor demanda de produtos e menor lucratividade.

Assim, é necessário por parte do potencial investidor considerar as taxas de juros vigentes na economia e analisar cuidadosamente seu impacto na rentabilidade das empresas.

Pesquisa e desenvolvimentos tecnológicos

O escopo do desenvolvimento da indústria dependerá da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico que esteja ocorrendo na economia. Talvez o governo seja o maior investidor e gastador de dinheiro. A quantidade de recursos gastos por um Governo em desenvolvimentos tecnológicos influencia significativamente o desempenho das empresas.

Assim, é aconselhável ao investidor investir naquelas empresas que estão a usufruir dos desenvolvimentos tecnológicos apoiados pelo Governo.

Instalações de infraestrutura

A disponibilidade de infraestrutura adequada é um pré-requisito essencial para o crescimento da agricultura e da indústria em qualquer país. Geralmente, a infraestrutura consiste em fornecimento adequado de energia, estradas, ferrovias, uma ampla rede de comunicação, bancos sólidos, setores financeiros, etc.

As instalações de infraestrutura inadequadas levam à ineficiência, menor produtividade e menor lucratividade.

Portanto, o desenvolvimento das infraestruturas é essencialmente da responsabilidade do Governo e este tem um papel importante a desempenhar neste domínio. Assim, o investidor, antes de finalizar as suas opções de investimentos financeiros, deve considerar cuidadosamente o compromisso do Governo com o desenvolvimento das infraestruturas e o seu impacto no desempenho das empresas.

Estabilidade política

Condições políticas estáveis ​​são essenciais para o desenvolvimento do setor. As indústrias são fundamentais para o desenvolvimento da economia. Somente um sistema político estável pode cuidar das necessidades de longo prazo da indústria e promover seu desenvolvimento.

Nenhuma indústria pode prosperar quando o país passa por instabilidade política.

Diversificação do portfólio

Sua estratégia de portfólio deve começar com um conselho fundamental muito comum no mundo dos investimentos financeiros: Distribua seu dinheiro pela maioria, senão por todos os cinco principais setores econômicos (Finanças, Serviços Públicos, Manufatura, Recursos e o setor de Consumo).

As proporções devem depender de seus objetivos e do seu perfil como investidor.

Os setores de Finanças e Serviços Públicos geralmente envolvem risco abaixo da média. Manufatura e Recursos tendem a ser mais arriscados, e o setor de Consumo está no meio.

Além disso, equilibre os investimentos agressivos e conservadores em seu portfólio, de acordo com seus objetivos de investimento e as perspectivas de mercado.

Acima de tudo, evite o impulso de se tornar mais agressivo à medida que os preços sobem e mais conservador à medida que os preços caem.

Qualidade dos investimentos

As melhores ações de “blue chips” oferecem alta qualidade de investimento. Quando o mercado sofre uma retração significativa como a provocada pelo surgimento da pandemia do coronavírus, essas ações geralmente continuam pagando seus dividendos e estão entre as primeiras a se recuperar quando as condições melhoram.

Seguindo a filosofia do bem-sucedido investidor, acreditamos que as ações que pagam dividendos há cinco anos ou mais são alguns dos investimentos financeiros mais seguros que você pode ter.

Os dividendos são um sinal de qualidade e saúde financeira de uma empresa. Bancos e empresas de serviços públicos estão entre as ações que pagam renda que consideramos investimentos mais seguros.

Necessidades pessoais e temperamento

Se há um conselho de gestão de patrimônio pessoal que você deve implementar imediatamente, é ter um plano disciplinado para economizar durante seus anos de trabalho.

Muitos de nossos clientes vivem de seus investimentos.

De vez em quando, eles precisam vender algumas de suas participações para complementar sua receita de dividendos. Mas, em vez de tentar prever mudanças de preço ou detectar altas e baixas, garantimos que as decisões que afetam o portfólio do cliente sejam adaptadas às suas circunstâncias e temperamento.

Se você está pensando “como investir meu dinheiro?”, continue acompanhando os artigos da Investindo com Valor. Aproveite também para fazer nosso teste e descobrir qual é o seu perfil de investidor.

Com essa informação em mãos, você pode escolher seus investimentos financeiros com muito mais precisão e analisar cada um dos fatores que acabam impactando em seus resultados.

Como você viu, existem vários aspectos capazes de influenciar suas decisões de investimento. Qual fator desempenhou o maior papel na formação de suas decisões?

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL