QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

investimento para leigos

Investimento para leigos: como começar?

Se você está pensando em começar no mundo dos investimentos, saiba que preparamos um conteúdo com os principais direcionamentos para você!

Então você decidiu começar a investir. Parabéns! Independente do seu momento profissional atual, você começou a pensar em seu futuro financeiro e em como gerenciar seu capital para que ele possa trabalhar para você.

Sabemos que isso pode até parecer assustador no começo, mas não se preocupe… acontece com todos. Ninguém começa um especialista, e até os melhores investidores do mundo estiveram sentados onde você está.

Por isso, separamos um conteúdo especial sobre investimento para leigos. Dessa forma, você pode ter uma noção geral de como tudo funciona e pode começar a dar seus primeiros passos. Confira:

O primeiro passo é descobrir quais tipos de ativos você deseja possuir

Vamos começar com uma verdade básica: a principal razão de investir dinheiro hoje, é a expectativa de recuperar mais dinheiro no futuro. Esse período de “espera” normalmente tende a resultar em um resultado muito satisfatório.

De um modo geral, os investimentos podem ser divididos em diversas categorias. Mas para manter as coisas simples, vamos percorrer os três tipos mais comuns de investimentos que você precisa conhecer nesse primeiro momento: ações, títulos e imóveis.

Ações

O mercado de ações normalmente é a primeira experiência de investimento da maioria das pessoas. Trata-se de colocar o seu dinheiro nesses mercados sob a seguinte premissa: você compra “pedaços” de uma ou mais empresas com o objetivo de obter lucro ao longo do tempo.

Um aumento no preço das ações e dividendos são duas maneiras de lucrar com o investimento em ações. Como eles se acumulam com o tempo, apenas um ano de aplicação na empresa certa – se mantida por 30 anos – pode gerar um retorno sólido.

Títulos de renda fixa

Os títulos representam essencialmente um empréstimo que foi convertido em um papel que pode ser negociado. Um governo ou corporação pede dinheiro emprestado a investidores e emite títulos em troca. Os títulos representam um compromisso de emissor a reembolsar o valor em algum momento o futuro, geralmente com juros.

Os investimentos em renda fixa podem ajudar você a:

  • Diversificar seu portfólio: A diversificação de seus investimentos entre as classes de ativos pode resultar em menor exposição ao risco para o seu portfólio geral.
  • Preservar a riqueza: Embora os preços de renda fixa possam flutuar, os títulos de maior grau têm o potencial de ser um local mais estável e de menor risco para investir do que o mercado de ações.
  • Obter uma melhor compreensão dos mercados: Mesmo que você não seja um investidor de títulos agora, aprenda sobre os investimentos em renda fixa e como eles funcionam. Isso pode ajudá-lo a se preparar melhor para o futuro, quando você estiver se preparando para trabalhar com outros tipos de ativos.

Imóveis

Um dos ativos mais tradicionais conhecidos são os imóveis. A maioria das pessoas associa essa categoria a comprar terrenos, construir alguma coisa e então fazer a sua locação. E embora essa realmente seja uma das formas de se investir no segmento imobiliário, essa não é a única maneira.

Você pode, por exemplo, aplicar seu dinheiro em fundos imobiliários e receber aluguéis de galpões comerciais e shoppings sem a necessidade de lidar diretamente a administração dos recursos.

Quando feito corretamente, o investimento imobiliário pode ser lucrativo e se tornar uma fonte de renda passiva muito interessante.

Além disso, a aplicação em imóveis pode ajudar a diversificar seu portfólio existente. E muitos dos melhores investimentos dessa categoria não exigem que você visite cada inquilino.

O segundo passo é decidir como você deseja possuir esses ativos

investidores leigos

Depois de definir a classe de ativos que você deseja possuir, o próximo passo é decidir como você será o proprietário. Você deseja comprar as ações diretamente ou através de uma estrutura conjunta? Isso tem muita relevância na forma como você investe.

  • Compra direta de ativo: Nessa opção você comprará ações e títulos diretamente. Fazer isso certo requer um certo nível de conhecimento, mas quando bem administrado, essa modalidade será responsável por oferecer a você as melhores taxas de retorno possíveis.
  • Fundos de investimento: Nesse cenário você mistura seu dinheiro com outras pessoas e compra ações de várias empresas e títulos por meio de uma estrutura ou entidade compartilhada. Isso possibilita a compra de carteiras diversificadas a taxas muito mais baratas do que poderiam ter por conta própria. A desvantagem é uma perda quase total de controle, já que são outras pessoas que escolhem o que comprar ou vender.

Um exemplo de como um novo investidor pode começar a investir

Depois de conhecer os dois principais passos necessários para entender o mundo dos investimentos, vamos ver como um iniciante pode realmente começar a aplicar seu dinheiro.

Como você viu, existem diversas opções de onde você pode investir e isso pode ser um pouco intimidador no começo. Mas não se assuste. Nesse momento, o fundamental é se acostumar com o ambiente, com as operações e com o funcionamento do mercado.

Para ajudá-lo a ter uma exposição mais controlada, a opção mais segura é a renda fixa. Por meio dela você pode aplicar já sabendo o quanto vai receber na data do vencimento. Isso Com certeza deixa você mais tranquilo para operar.

Além disso, os ativos dessa categoria são simples para aplicar e exigem acompanhamento mais leve em comparação às ações.

As aplicações de renda fixa são:

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário)
  • Tesouro Direto
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliária)
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio)
  • Debêntures
  • Fundos de Investimentos de Renda Fixa
  • LC (Letras de Câmbio)
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários)
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio)

Portanto, respeite o seu tempo e o seu momento financeiro. Invista com paciência e disciplina, que logo você vai atingir os seus objetivos.

Como você viu nesse artigo sobre investimento para leigos, no início, priorize os ativos de renda fixa e tenha exposição saudável em ações. Se você fizer boas escolhas, os resultados serão consequência.

Quando feito de maneira correta e com prudência, os investimentos que você faz hoje serão fundamentais para o seu futuro e o da sua família.

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL