QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

dumbo e cisne negro

Dumbo e o Cisne Negro

Sempre tive certeza de que não existe elefante voador — fora o Dumbo. Mas se um dia eu tiver que demonstrar isso, vou ter problemas. É que é impossível provar uma negativa, por exemplo “não existe girafa azul” ou “não existe anjinho tocando harpa nas nuvens”. Se você me falar que nunca viu, eu vou dizer que você não foi ao lugar certo. Se você me disser que nunca apareceu, eu vou responder que o bicho está escondido, e por aí vai. Mesmo assim, continuo não acreditando.

Em compensação, acredito no Cisne Negro, aquela ave considerada impossível desde a Antiguidade mas acabou sendo descoberta na Austrália. O bicho ficou famoso pelas mãos de Nassim Taleb, um profissional do mercado financeiro que mostrou como aproveitar eventos imprevisíveis para ganhar dinheiro.

Mas o impossível acontece? É só estudar um pouco de história para saber que sim. Quer um exemplo? Um dia, um presidente brasileiro mandou confiscar as contas bancárias dos brasileiros. Em 2000, o estouro da bolha da Internet reduziu a quase zero o valor de empresas consideradas imbatíveis. Em setembro de 2001, um bando armado de facas jogou dois aviões em duas torres de Nova Iorque. Em 2014, O Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha. E por aí vai…

“Impossível” e o primo-irmão dele “improvável” são conceitos importantíssimos para qualquer decisão, financeira inclusive — ou principalmente.

Em primeiro lugar, porque certos eventos têm um potencial destruidor que não respeita ninguém. O Long-Term Capital Management, um fundo que tinha até ganhadores do Prêmio Nobel entre seus gestores, quase quintuplicou seu valor inicial de um bilhão de dólares em quatro anos e perdeu tudo em poucos meses, entre outras coisas por não se ter protegido contra as crises da Ásia e da Rússia.

Em segundo lugar, porque o inverso também é verdadeiro. Muitos fundos podem gerar alta rentabilidade justamente por separar uma parte para investimentos de risco maior, cujo retorno, como sabemos, são também muito maiores quando o evento improvável acaba ocorrendo. Quem investiu 20% de sua carteira no dólar americano no início do ano acreditando na improvável sequência de desacertos do governo já garantiu até agora um rendimento total maior que o CDI do período.

É óbvio que  a maioria dos investidores procura segurança para suas carteiras — e é bom que seja assim. Mas a preocupação com garantia e liquidez não impede que de vez em quando seja bom apostar em algum cisne que passa voando.

 


POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL