QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

como entender a economia

Como entender de economia (ou não)

Você pode não acreditar, mas houve um tempo em que não existia a Internet nem celular, e a maioria das pessoas só conseguia algum tipo de informação lendo em folhas de papel malcheiroso ou esperando a hora do telejornal. E economia, naquela época, era para muita gente um bicho de sete cabeças — ou oito, dependendo da previsão do PIB — principalmente por causa do economês, um jargão incompreensível que exigia um mínimo de quatro anos na faculdade para ser dominado. Não eram apenas os termos técnicos e rebuscados, mas toda uma construção de raciocínio que parecia ter sido feita para confundir e não para explicar. Imagine fazer uma pergunta sobre o aumento do preço do tomate e ouvir uma resposta que parece voto de ministro do Supremo.

Devemos ao falecido Joelmir Beting, um jornalista esportivo que se tornou comentarista econômico, a descoberta da economia como ela é hoje: um assunto discutido na mesa do bar, no táxi, na fila do ônibus ou nas reuniões de família. Beting começou a traduzir o economês para o português e fez tanto sucesso que formou muitos seguidores. Tinha inteligência, isenção e não tinha medo de chamar as coisas pelo nome certo. Acho que só o vi perder a fala quando a ministra Zélia Cardoso de Mello apresentou o Plano Collor, mas também aquela língua nem era mais o economês — impossível entender o que nem o próprio governo entendia direito.

De lá para cá, tudo ficou mais fácil. Economistas, colunistas e comentaristas espalharam o evangelho do novo jornalismo. Proliferaram revistas, boletins, sites e aplicativos que só faziam questão de uma coisa: simplificar ao máximo o acesso à informação sobre como as forças econômicas afetavam nosso dia a dia. Na verdade, ficou fácil até demais.Hoje você está assistindo um vídeo no YouTube e logo aparece um sujeito dando uma aula sobre teoria de investimentos, uma mulher bonita explicando o caminho para a fortuna ou um investidor compartilhando seu sucesso financeiro. A mídia social está atulhada de comentários sobre assuntos que antigamente eram incompreensíveis, como a reforma da previdência ou o (des)controle fiscal.

O problema é que tudo isso virou uma inundação de informações, opiniões, críticas e posições apaixonadas. O Brasil agora tem 100 milhões de técnicos de futebol e 200 milhões de economistas. Aqui também, parece que fomos da barbárie à decadência sem passar pela civilização. O jargão que ontem escondia a realidade foi substituído pelo excesso informativo que desorienta o observador. Quando todos entendem de tudo, como escolher sem achar que está errando?

Uma resposta é exercitar a memória e usar o espírito crítico. Compare as opiniões com os fatos efetivamente ocorridos e as previsões com a realidade. Procure saber a intenção por trás do discurso: o que estão tentando vender para você? Use o bom senso: se fosse possível multiplicar seu capital sem risco, por que esses especialistas não estão passeando pelo Caribe em seus veleiros?

Outra resposta é estudar. Não, não estou mandando você de volta à faculdade. Simplesmente use a Internet não para ouvir de tudo, mas para aprender o que você quer. Pesquise os conceitos, os argumentos e as próprias pessoas. Em vez de escolher um lado como um time de futebol, procure os dados objetivos. Não compre o discurso, compre o fato. E não tenha medo de ter sua própria opinião.

Há um termômetro infalível: não interessa o que possam dizer todos os especialistas por aí — se você está dormindo bem, é porque fez a coisa certa.

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL