QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

QUAL O SEU REAL
PERFIL DE
INVESTIDOR

Faça o teste gratuito e invista com a gente

Descubra o que é uma carteira de investimentos personalizada

Descubra o que é uma carteira de investimentos personalizada e veja como ela é importante na hora de cuidar do seu patrimônio

É amplamente aceito que todos os tipos de consumidores hoje estão exigindo produtos e serviços que atendam especificamente às suas necessidades exclusivas – seja em vestuário, mídia, etc.

As empresas que realmente oferecem personalização estão colhendo os benefícios de maior fidelidade do cliente e margens de lucro, relacionamentos mais gratificantes com os clientes e melhores insights sobre como ficar à frente da concorrência.

Não por acaso, a indústria de investimentos também está começando a perceber o poder da personalização.

Existem muitos tipos diferentes de aplicações e possibilidades de investimentos, cada uma delas mais adequada para um determinado tipo de perfil. Por isso, as combinações de ativos são amplas.

As pessoas começaram a entender que uma carteira de investimentos personalizada pode trazer diversos benefícios a longo prazo, desde que os devidos cuidados sejam tomados. Pensando nisso, trouxemos algumas informações sobre como esse tipo de portfólio pode ajudá-lo a se tornar um melhor investidor.

O que é uma carteira de investimentos personalizada?

Uma carteira de investimentos personalizada significa que um portfólio abrangente de estratégias de investimento em potencial é projetado e adaptado para atender às necessidades ou preferências específicas de um indivíduo – como tolerância ao risco, necessidades de renda, objetivos de vida e tempo até a aposentadoria, por exemplo.

Um de seus maiores diferenciais é que ela aborda seus próprios objetivos: você é diferente, suas metas são diferentes e assim são seus desafios.

Se a sua formação for diferente da de outros investidores, justifica-se manter a carteira que foi desenhada para ele? A resposta é um GRANDE não!

Ter um portfólio personalizado o ajudará a superar esse desafio, investindo em fundos de investimentos que atendam ao seu apetite de risco e objetivos financeiros.

Além disso, você possui uma maior segurança na hora de tomar suas próprias decisões, afinal, você sabe o que possui e o motivo de realizar uma determinada transação.

Se você montou um portfólio de ações de acordo com o conselho de seu amigo, mas você realmente não entende como foi feita a alocação, você não está ciente do potencial de crescimento de longo prazo.

Ter uma carteira de investimentos personalizada ajudará você a se manter em sincronia com seus objetivos, que somente uma consultoria especializada pode oferecer.

Por que ter uma carteira de investimentos personalizada?

Muitos consultores financeiros se concentram em coisas como horizonte de tempo e tolerância pessoal ao risco, e isso certamente é importante. Mas para realmente personalizar um portfólio de acordo com sua situação individual, você precisa considerar uma série de outros fatores.

Por exemplo, digamos que você obtenha uma grande quantidade de receitas de coisas como seu salário, aluguel de propriedades ou plano de pensão.

Você tem menos necessidade de uma receita vinda de seus investimentos, então, como consequência, provavelmente você poderá manter menos títulos em sua carteira.

Ou imagine que você acabou de se envolver em uma startup de tecnologia. Você não está apenas assumindo muitos riscos com o seu chamado capital humano (sua capacidade de gerar renda), mas também está fazendo uma grande aposta no setor de tecnologia.

Para ajustar seu portfólio para refletir essas apostas, você pode querer manter mais títulos em seu portfólio ou reduzir sua exposição a ações de tecnologia apenas no caso de haver uma desaceleração no setor de tecnologia e você ficar sem trabalho.

Ou imagine que você está aposentado e está vivendo de seu patrimônio. Como você já está vivendo de seu portfólio, provavelmente deseja uma boa quantidade de títulos e outros investimentos conservadores.

Você provavelmente deseja se concentrar em grande parte, ou totalmente, na renda fixa e manter poucos, se houver, investimentos de renda variável.

Os benefícios de uma carteira de investimentos personalizada

Uma abordagem personalizada para a criação de carteiras de investimento permite que o investidor selecione a combinação certa e alocação de investimentos de um conjunto de estratégias direcionadas.

Conhecer a sua tolerância ao risco, necessidades e objetivos financeiros / de vida fornece a capacidade de desenvolver um plano financeiro sob medida e baseado em metas.

As estratégias de investimento projetadas para atingir certos objetivos – como rendimento, crescimento ou proteção de capital insubstituível – são criadas selecionando empresas de alta qualidade.

Empresas de alta qualidade são aquelas com balanços e lucros excepcionalmente fortes com um grande componente de caixa que estão sendo negociadas com um grande desconto em seu valor real com base em premissas de crescimento de lucro razoáveis.

Este método fornece um portfólio concentrado de empresas com potencial de alta, independentemente da correlação de seus retornos.

Embora possa levar a variações no valor do portfólio devido à natureza concentrada, há uma chance muito melhor de ter o desempenho esperado em um período de 3-5 anos.

Essa abordagem personalizada não persegue o desempenho em 2-3 trimestres, mas tem um foco de longo prazo que coloca o portfólio em uma posição melhor para enfrentar a volatilidade no curto prazo.

Vale lembrar que a chave é não apenas ter uma abordagem personalizada, mas usar estratégias de investimento de alta qualidade. De nada adianta personalizar sua carteira se você apenas trabalha com aplicações ruins.

Comece a pensar sobre como você está gerenciando os seus investimentos – você está montando soluções realmente feitas sob medidas? Ou está apenas seguindo mais um modelo que encontrou na internet?

Quando você estiver construindo sua carteira de investimentos personalizada, pense cuidadosamente sobre a alocação de seus ativos. Certifique-se de que está de acordo com sua tolerância ao risco. É assim que você consegue lidar com os altos e baixos do mercado.

Algumas classes de ativos, como ações, são geralmente consideradas mais voláteis. Enquanto isso, opções como títulos de renda fixa e FIIs são geralmente considerados investimentos mais seguros.

Além disso, pense em seu horizonte de tempo que você tem para começar a investir antes de realmente precisar desse dinheiro.

Também considere sua aversão aos riscos na hora de tomar suas próximas decisões. Inclusive, se você ainda não conhece seu perfil de investidor, recomendamos que você faça esse pequeno e simples teste. Os resultados podem ajudá-lo na hora de montar sua estratégia personalizada!

 

POSTS RECENTES

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

MATÉRIAS RELACIONADAS

A Investindo Com Valor é um produto da VGR Asset, que tem como objetivo de fornecer serviços de administração e gestão de patrimônio de forma profissional e transparente, assim como participar do processo de gestão do patrimônio de nossos clientes, criando valor através do alinhamento entre a identificação de seu perfil e a maximização do retorno de seus ativos.

RECEBA DICAS E NOVIDADES POR E-MAIL